Curiosidades

Muitas são as teorias de que um casal de namorados nos moldes de Romeu e Julieta realmente existiu em Verona, talvez no século XIV, ou que Shakespeare se inspirou em obras alheias para escrever a sua. É certo, entretanto, que realmente existiram famílias com o nome de Montecchi e Capelletti. Ficção ou realidade, Verona é patrimônio da humanidade pela UNESCO, e um passeio incrível para quem visita a Itália.
A “casa de Julieta” é aberta para visitação. Afinal, quem resiste a uma foto no balcão onde Romeu supostamente declarou seu amor? Ah! É possível aluga-lo para casamentos! Dentro estão espalhados trechos do livro e uma miscelânea de desenhos, pinturas e cerâmicas inspirados na história. Há também um quarto mobiliado como o de Julieta. Do lado de fora, uma estátua envolve a tradição de colocar a mão sobre seu seio direito para encontrar o amor verdadeiro.
    
O filme " Cartas para Julieta" foi inspirado no romance "Romeu e Julieta" e mostra justamente o muro de cartas escritas por apaixonados do mundo todo em busca de uma resposta. Esse muro realmente existe e o Clube da Julieta apanha as cartas para respondê-las.



O filme "Gnomeu e Julieta" é um desenho animado, também inspirado no romance de Shakespeare.




Ao todo, são 77 filmes inspirados nesse romance até os dias atuais. O mais atual foi lançado em 2013: